segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Advento...O caminho para o NATAL

Olá a todos!
Há já alguns dias que aqui não vinha...
Como vão ver já a seguir, tenho andado ocupada :P (hihih), em plena produção!!

A quadra festiva do Natal (a época do ano que mais gosto) está quase a chegar...já chegou o frio, as ruas já têm aquele movimento e decoração...
Eu sei que para muitos o Natal perdeu o sentido por causa deste consumismo desenfreado que se gerou em torno dele...Comigo não foi diferente. Confesso que já vivi Natais sem grande entusiasmo (talvez por ter a carteira demasiado vazia!).

Mas...o Advento está a chegar , tempo de Esperança, de Acreditar que ainda é possível, de sentir este calor que nos invade devagarinho, que nos põe os olhos brilhantes!

Quem não se lembra de esperar pelas 00.00h na noite de Natal, de sentir aquela alegria por ver a casa cheia de família, de rapar os tachos durante os preparativos da consoada?
Afinal, o Natal é o acontecimento da Humanidade. Quem vai nascer deu-se em Amor e marcou definitivamente a contagem do tempo (a.C ---d.C). E nasceu na simplicidade, com tão pouco ao seu redor...mas com tanto AMOR.

Este Natal também quero a simplicidade, voltar a por a mão na massa das azevias, entoar um cântico ou dois enquanto a massa leveda. Recordar o tempo em que ainda tinha comigo o meu Avô e a minha Tia Maria sentados à lareira a dormitar esperando a Meia Noite!!


Já decidi, n vou andar na azafama este Advento, esquecendo-me que o caminho para o Natal não é para ser feito a correr. Porque quanto mais corremos mais distraídos ficamos. Passamos pelo essencial sem sequer sentir nada..Recuso a anestesia do centro comercial, da prenda cara, da ostentação e aparato! Este ano quero a simplicidade...o calorzinho , os olhos brilhantes!

Afinal é quase Natal...já pensaste nisso?


Menino Jesus, dá-me uma estrela

Eu não te peço presentes,
Nem festa, nem consoada,
Nem sequer missa do galo,
Senhor,
Não te peço nada,
A não ser...
A não ser uma estrelinha,
Uma estrelinha doirada,
Para deitar no sapato
Dos que fazem do Natal
Um dia igual
A outro igual!
Dos que não têm presépio
Nem fora nem dentro d´alma...

Oh meu Jesus, dá-me a estrela:
A mais linda, a mais brilhante,
A mais quente, a mais distante,
Para que saibam que há estrelas,
Calor, luz e distância...
Para que saibam que há estrelas
Ao redor do mundo todo.
Há estrelas por trás do sol,
Há estrelas no próprio lodo...

Senhor, não Te peço prendas,
Nem bonitos, nem confeitos,
Senhor, não Te peço nada
Nada...a não ser...
Que me deites,
Que me deites uma estrela.
E quando, de madrugada,
Forem calçar os sapatos
Encharcados,
Pesados,
Enlameados,
E quando de madrugada,
Virem uma luz
A brilhar dentro de casa,
Hão-de ficar espantados
Sem saber que foste Tu,
Oh Menino do presépio,
Que foste Tu quem Lha deu...

E talvez, Senhor,
À procura de uma estrela
E de mais,
Iguais
Àquela,
Pela primeira vez,
Numa noite de Natal,
Igual a outra igual,
Os que não têm Natal
Olhem o Céu!

Maria Teresa Andrade Santos

E agora...a galeria de fotos das ultimas criações!
Um agradecimento especial às modelos :) , e aos amigos que continuam a ser os "catalisadores" do processo criativo :) ^(hã, que tal?..lol)
Espero que gostem!

3 comentários:

Acropolis disse...

Bonitas peças para a quadra festiva!

Artefactos de arregalar os olhinhos, mas confesso, os meus olhos brilharam quando li a tua sabedoria acerca do que é realmente mais importante sobre o Natal, e no final de contas, sobre a vida.

É essa simplicidade que nos faz sorrir e é disso que temos saudades...

Grande Beijinho e até logo! :) *******

Adm. disse...

Tu tens muito muito jeito para estas coisas. Adoro a tua criatividade e os teus anéis. Lindos!
Olha por falar em Natal, já tenho a minha árvore de Natal de pé :)) este ano foi mais cedo. Estava a apetecer-me! Como não tenho presépio (talvez o consiga comprar para o ano) meti anjos a fazer o mesmo "papel", um pai Natal (risos) e uma velinha, para pedir todas as noites ao menino Jesus, que dê o amor e a paz a quem precise, e que o homem se torne melhor para si mesmo e para os outros.
Um beijinho Rita. Aproveita bem esta quadra.

Vera

Carina disse...

Ola Ritinha!

Realmente o blog está fantástico! Estava na minha pausa capuccino (:D) e decidi vir dar uma espreitadela aos novos posts... sim sra!
As peças estao fantasticas, mas acima de tudo partilho da mesma opiniao q eles (acima)... mais importante que tudo é mesmo ler essas belas palavras que me aqueceram o coraçao mesmo a esta hora fria da noite!

Continua! Tens a Arte na ponta dos dedos e isso e o mais fantastico! :D

PS:... eu quero bolachinhas... eu sei q sou uma braço direita desnaturada... mas...
só uma.. vá lá! :D

Beijinho enorme! **